Câmara de Ariranha discute projetos e aprovações em sessão ordinária
A Câmara Municipal de Ariranha realizou, nesta terça-feira (18), a 2ª Sessão Ordinária do ano, sob a presidência do vereador Julio Aparecido Caprio, o Júlio da Farmácia (PL). A mesa diretora contou com a colaboração da vereadora Isabel Abreu (PL), primeira-secretária, e do vereador Rique Cardozo (PL), segundo-secretário. Estiveram presentes os vereadores Carlos Cezar de Lima (União), Isaias Tavares (União), José Carlos da Silva (Republicanos), Lenita Afonso (MDB), Maria da Glória Lopes (União) e Sandra Shirlene Tozzo Barboza (União).
Durante o expediente, foram apresentados e encaminhados diversos projetos de lei às Comissões de Justiça e Redação e Finanças e Orçamento. Entre eles, o Projeto de Lei nº 009/2025, de autoria da vereadora Maria da Glória Lopes, que trata da denominação de próprio público municipal, e o Projeto de Lei nº 010/2025, do Executivo Municipal, que autoriza a doação de um imóvel da Fazenda do Estado de São Paulo. Também foram apresentados pareceres favoráveis sobre o Projeto de Lei nº 003/2025, que prevê a criação do Sambódromo "Fernando Motta – Fernandão", de autoria do vereador Julio Aparecido Caprio e subscrito pela vereadora Lenita Afonso.
No decorrer da sessão, os vereadores apresentaram diversas indicações ao Executivo Municipal. O vereador Fernando Henrique Cardozo solicitou o pagamento do piso salarial para os profissionais do magistério, a instalação de postes de iluminação pública nos parques industriais, a criação de jardins sensoriais nas escolas de educação infantil, além da viabilidade de parcerias para o desenvolvimento de projetos esportivos no município. Já o vereador José Carlos da Silva sugeriu a compensação de horas trabalhadas pelos servidores em pontos facultativos, a fixação de placas de identificação de ruas no bairro Jardim Catharina Galbiatti e a criação da Guarda Municipal.
A vereadora Lenita Afonso propôs a instalação de lousas modelo quadro branco nas escolas municipais, a pintura de faixa de pedestres na Avenida José Olivatti para segurança dos estudantes, um levantamento sobre a necessidade de acompanhamento terapêutico para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), a criação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, a implantação do projeto "ABC Musical" e a realização de uma parceria entre a Prefeitura e a Academia Schutze para incentivar o esporte. A vereadora Isabel Abreu indicou a construção de uma rotatória no perímetro urbano da Rodovia Julio Mossambani e a gratificação por titulação aos servidores municipais.
Além disso, foram apresentadas indicações para a reativação das atividades da "Vaca Mecânica", a realização da operação tapa-buracos em diversas ruas do município, a capinação e limpeza de acostamentos das estradas vicinais, a instalação de refletores no Estádio Municipal Alcides Ferreira de Oliveira para treinos noturnos e reparos no Campo Society "Rafael Rampim Motta". Também foram aprovadas moções de pesar em homenagem a Claudia Luiza Pereira Piedade, Matheus Lopreto e Oclecio Bataelo, bem como moções de congratulações à Diretoria Municipal de Ensino pelo Selo de Ouro concedido pelo Governo Federal, à vereadora Sandra Shirlene Tozzo Barboza por seu aniversário e à Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer de Ariranha pela realização da 2ª Paella da AVCC.
Na ordem do dia, foram votados e aprovados dois projetos de lei. O Projeto de Lei nº 010/2025, que autoriza o Executivo a receber um imóvel da Fazenda do Estado de São Paulo por doação, e o Projeto de Lei nº 003/2025, que cria o Sambódromo "Fernando Motta – Fernandão", ambos aprovados por unanimidade.