Vereadores aprovam projetos de utilidade pública e apresenta 29 indicações

por Assessoria de Imprensa CM publicado 16/04/2025 11h15, última modificação 24/04/2025 17h48
Sessão ordinária foi marcada por propostas voltadas à educação, saúde, infraestrutura e homenagens pelos 106 anos do município.

A Câmara Municipal de Ariranha realizou, na noite da última terça-feira, dia 15, a 6ª Sessão Ordinária da 19ª Legislatura. Sob a presidência do vereador Julio da Farmácia (PL), os parlamentares analisaram e deliberaram sobre uma extensa pauta, que incluiu projetos de lei, indicações, moções e ofícios encaminhados pelo Executivo e por parlamentares estaduais.

Durante o expediente, foram apresentados pareceres favoráveis das Comissões de Justiça e Redação, Finanças e Orçamento e Educação, Saúde e Assistência Social, aos Projetos de Lei nºs 023, 024 e 025/2025, todos de autoria da vereadora Lenita Afonso. As propostas tratam da declaração de utilidade pública das instituições Associação Monserrat de Catanduva, Associação Recomeçar, também de Catanduva, e Associação Anjos de Apoio, com sede em Ariranha.

 A sessão foi marcada ainda pela apresentação de 29 indicações parlamentares. A vereadora Lenita Afonso solicitou reformas no pátio da EMEI “Deolinda Motta Appendino” e capacitação para professores e funcionários da rede municipal voltada ao atendimento de crianças atípicas. Já o vereador Carlos Cezar de Lima protocolou uma série de propostas, incluindo a redução do valor da taxa de ligação de água, aquisição de livros e ampliação da Biblioteca Municipal, revitalização da sinalização de trânsito, instalação de bebedouros públicos, concessão de abono salarial aos servidores em comemoração ao Dia das Mães, substituição de luminárias por lâmpadas de LED, melhorias em praças, pavimentação de ruas, contratação de pediatra, transporte para estudantes de escolas particulares em outros municípios e parcerias com clínicas veterinárias.

 A vereadora Isabel Abreu apresentou indicações voltadas à infraestrutura urbana e à valorização do funcionalismo público, incluindo a proposta de um plano de carreira para os servidores. O vereador Julio Aparecido Caprio sugeriu a denominação de um trecho da ARH 422 com o nome de Álvaro Bento Sabbatini e solicitou a instalação de bebedouros na Pista de Caminhada “José Carlos Rampin”. Já o vereador José Carlos da Silva propôs melhorias nas escolas municipais, implantação de ciclovia, reforma do Centro Comunitário “Antonio Angelotti”, instalação de obstáculos redutores de velocidade, cobertura de ponto de ônibus, concessão de auxílio alimentação para pacientes do SUS que viajam para tratamento médico, entre outras demandas.

 Também foram apresentadas e aprovadas por unanimidade três moções que celebram os 106 anos de emancipação político-administrativa de Ariranha, comemorados no dia 10 de abril. A Moção de Aplausos nº 045/2025, de autoria do vereador Fernando Henrique Cardozo e subscrita pela vereadora Isabel Abreu, homenageia o município pela data. A Moção de Congratulações nº 047/2025, do vereador Julio Aparecido Caprio, com subscrição do vereador Fernando Henrique Cardozo, enaltece o apoio do prefeito Emerson Trovó e da Diretoria de Esportes na realização do Encontro Regional de Masters. A Moção nº 049/2025, também de autoria do vereador Fernando Henrique Cardozo, parabeniza alunos, professores, funcionários das escolas e o chefe do Executivo pela organização da exposição em comemoração ao aniversário da cidade.

Ainda durante a sessão, foram lidos ofícios dos deputados estaduais Sebastião Santos e Valdomiro Lopes, parabenizando Ariranha pelo aniversário, e apresentada uma resposta do Executivo a requerimento da vereadora Sandra Shirlene Tozzo Barboza sobre repasses da União a agentes comunitários de saúde.

Na ordem do dia, os três projetos de lei apresentados por Lenita Afonso foram aprovados por unanimidade, reconhecendo como de utilidade pública as instituições Associação Monserrat, Associação Recomeçar e Anjos de Apoio. A sessão demonstrou o comprometimento dos vereadores com ações que promovem o desenvolvimento do município e o bem-estar da população.

 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.